Sobre
Conferência sobre as origens dos cristianismos, judaísmos, Novo Testamento e invenção do "Jesus Histórico".
TÓPICOS
I. OS JUDAISMOS a.EC
II. A ICONOGRAFIA JUDAICA E AS MOEDAS DA JUDEIA
III.OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO E OS "MESSIAS"
IV.O DOMÍNIO DE ROMA
V. AS ORIGENS DOS EVANGELHOS
VI. PAULO, O MISTICISMO
VII. QUEM FOI JESUS PARA OS PAIS DA IGREJA?
VIII. AS VIDAS FICTICIAS DE JESUS, SÉCULO XVIII
IX. A QUESTÃO DO JESUS HISTÓRICO
X. O QUE FOI O JESUS SEMINAR?
XI. A METODOLOGIA DA PESQUISA E CIENTIFICA
XII. O CRITICISMO AO "JESUS HISTÓRICO"
XIII. DOCUMENTOS E FONTES HISTÓRICAS
RELEVÂNCIA E IMPORTÂNCIA
1. Ensino de História sofreu inúmeras transformações nas últimas décadas, que vão desde mudanças teóricas a mudanças metodológicas, a disciplina (pesquisa) do "Jesus Histórico" adentrou as universidades públicas sob proposta 'Interdisciplinar' nas ciências sociais e humanidades, justificando-se como "investigação" "cientifica" sobre o Jesus dos evangelhos.
2. As transformações têm buscado responder a indagações e questionamentos de doutores, professores e estudantes sobre o aprendizado em história, da pesquisa centrada ao "Jesus Histórico" e suas metodologias e resultados inconsistentes, legitimado sob o discurso de "consenso acadêmico".
3 .Diversos métodos foram adotados pelos especialistas na tentativa de aprimorar a pesquisa nos últimos 4 séculos, e uma delas é o uso do gênero biográfico em sala de aula. Apesar dos métodos 'científicos' empregados pelos historiadores, teólogos, antropólogos e sociólogos, ainda assim, se comparado aos 4 séculos da pesquisa, novas experiências surgem a cada dia. O circulo não se fechou.
4. A pesquisa do "Jesus Histórico", já está consolidado nas universidades públicas do Brasil, instituições privadas, facilitando o balcão de empregos financiado com o dinheiro público (CnpQ, CAPES), após 4 séculos de pesquisas, ainda é um tema novo no Ensino de História, possibilitando inúmeras experiências e atividades, juntamente com o uso do gênero biográfico. Ambos podem ser explorados pelos professores dentro do Ensino de História. Questiona-se: Qual a relevância econômica, social, cultural, educacional e cientifica do "Jesus Histórico"? Qual a relevância do ensino sobre "Jesus Histórico" nos livros didáticos?