A verdadeira felicidade
- Jose A. Neves Aquino
- 24 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Ser feliz é desafio na pós modernidade. Estar feliz é experimentar a sensação de segurança e tranquilidade num momento ou momentos em que desfrutamos daquilo que possuímos ou sentimos. Quando a dor, decepção e adversidade vem, o Estar feliz não resiste, porque é momento. Ser feliz é o segredo da vida para resistir os dilemas existenciais. Você é feliz ou está feliz?
Dinheiro, poder, fama, proporcionam o Estar feliz, mas não ser feliz.
É possível estar feliz numa mansão, dentro de um carro importado, cheio do cordões de ouro no pescoço, rodeado de amigos e pessoas que amamos, todavia, não ser feliz.
Ser feliz é uma conquista interior, estar feliz é a conquista do exterior.
A pós modernidade tem forçado o ser humano procurar a felicidade fora de si, e não em si mesmo. O capitalismo produzido pelo homem tem roubado a felicidade do homem, o ser humano, de sujeito, tornou-se objeto, é escravo da própria produção.
A verdadeira felicidade não consiste na conquista dos bens, nem na realização de ter. "Conheça-te a ti mesmo", é o caminho para a felicidade, o autoconhecimento revelar o valor do ser, o ser reconhecido, realiza-se em ser feliz.
Sem perceber o ser humano tem confundido a felicidade com o prazer; o pragmatismo com o poder aquisitivo subjetivamente contemplado; a celeridade dos discursos dos capitais produzidos pelos homens tem levado ao superativismo; a sociedade do bem-estar com a ausência da dor, da insegurança, dos riscos etc. Mas a felicidade não consiste em sentir, ter, estar, mas em ser.
Foi nos momentos de privações de muitas coisas, e perdas, materiais e sentimentais, que eu descobri a verdadeira felicidade. Você não precisa ignorar o ter, poder, e querer, apenas não busque a felicidade nas coisas exteriores, busque-a dentro de si. Se você não valorizar-se como o maior bem, amar-te, não serás feliz.
Jose Alessandro Neves Aquino
Comments