top of page
Foto do escritorJose A. Neves Aquino

Eu, Deus e você

Reflexão sobre a fé, religião e Deus


A minha fé e minha relação com o divino é única e pessoal. Minha fé é verdeira para mim, mas não é absoluta , não está acima de qualquer expressão de fé. A minha relação de sociabilidade com através da religião não faz de mim um escravo ou adepto da mesma. Minha religião é universo, aqui neste complexo universo , nos incessantes conflitos existências descubro o quanto a amoralidade de um Ser é a resposta mais axioma para aquilo que eu não consigo compreender. Um Ser incomensurável, um Ser que não cabe na teologia, filosofia, ciência, um Ser, simplesmente Ser. Jose Alessandro Neves Aquino














De uns tempos para cá, eu comecei a mudar minha maneira de ver a religiao e a biblia. Varios fatores contribuiram para modificar minha visão, e não há como eu expô-los integralmente neste espaço. Também não estou escrevendo para criar debates.


Devido a isto, comecei a entender que não é bom estar preso à "rótulos", porque o ser humano é muito complexo e sua mente é intrincada demais para estar restrita à uma só forma de pensar. Adotei para mim o ceticismo, com relação às religioes e seus livros sagrados.


Me dizem sempre: "Creia em Deus". Eu pergunto: Em qual Deus? Existem tantos!

Ou para você que é "crente", você acha que o unico "deus" que existe é o que a biblia descreve?

E se eu quiser crer em "USHITORA", a divindade ensinada pela religiao OOMOTO, que inspirou a escrita de um livro sagrado chamado "FUDESAKI"?


Por que pensar que somente o "deus" da biblia é o unico?


O grande problema com os que eu chamo de "crentes", é que eles não admitem nunca quando alguem afirma que é um "descrente". Mas, ele só precisa compreender um ponto bem simples:

O "crente" em determinada religiao é "descrente" em relação à religiao do outro. O "cristao" é "ateu" em relação a outras divindades. Por isso que o crente nunca deveria criticar quem pensa diferente dele. Os crentes querem te "rotular", de maneira que você tenha sempre que pensar e agir segundo a forma de pensar deles.


Qual seria o problema? Não tenho direito de "descrer"?


Se eu disser: "Não creio que o diabo exista". Pronto, já é um motivo para disparo de artilharia! Ora, antes de atirar, procure saber meus motivos, e olha que tenho muitos para apresentar!


"Não acredito que a biblia é a palavra de Deus". Pronto, está armada a maior confusão da nossas vidas (risos).

Da mesma forma digo: Antes de atirar, procure saber os meus motivos, pois tenho muitos a apresentar."Crentes" se acham no direito de ter e apresentar sua "crença", mas quando alguem apresenta sua "descrença", imediatamente sofre ataques. Você é proibido, mesmo que inconscientemente de ser "descrente".


Para terminar, digo: Não sou "servo" de Deus nem de Cristo. Deixei de sê-lo há muito tempo. "Servo" em grego biblico significa "escravo". Não posso concordar que ser escravo seja uma coisa boa para vida. Qual o direito tem um escravo? Nenhum!


Eu não quero ser "escravo" de ninguém, nem mesmo de Cristo. Se o Apostolo Paulo dizia-se "servo de Cristo", era uma opinião particular dele, com a qual não comungo. (Romanos 1:1)

Se eu não puder ser "Amigo de Cristo", amigo com "A" maiúsculo, escravo dele nunca serei!


Por Marcelo Valle

Bacharel em Teologia

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page