Por Jose Alessandro
O quem vem depois da Verdade?.
Por José Alessandro.
Resumo do Sermão Ministrado em 30/08/2013, conferência de pastores no RJ
Depois destas coisas e desta verdade, veio Senaqueribe, rei da Assíria, e entrou em Judá, e acampou-se contra as cidades fortificadas, e intentou apoderar-se delas. 2 Crônicas 32:1.
אחרי הדברים והאמת האלה בא סנחריב מלך אשׂור ויבא ביהודה ויחן על הערים הבצרות ויאמר לבקעם אליו
Introdução
Eu tenho uma profunda relação com este texto. Já tive o prazer de ser confrontado, atacado, julgado, caluniado, difamado, invejado, depois de viver e ensinar a verdade. O texto acima destaca dois termos muito importantes, o que faz de Ezequias um alvo da afronta e revolta de Sanaqueribe, a saber:
1."Depois destas coisas"... Você já parou para pensar no que Ezequias havia feito antes dessa revolta? O escritor está narrando uma história, a história de Ezequias de Judá. Num dado momento ele se depara com um fato, a oposição de Sanaqueribe. Então, ele usa as seguintes palavras ao fechar sua narrativa: אחרי הדברים , 'acharêy ha debhâriym, "depois destas Palavras"... que foi traduzida em algumas versões por "coisas", isto devido a narrativa dos fatos ,dentro do tempo empregado pelo autor. O autor estava escrevendo os atos de Ezequias e tudo quanto ele havia feito no Reino.
A historia de Ezequias começa no capítulo 28, onde ele assume o REINO NO LUGAR DE SEU PAI ACAZ. O escritor biografa tudo, exatamente tudo que Ezequias fez quando se tornou rei. Muitos esperavam um comportamento igual ao de seu pai. Ezequias se revolta com o estado espiritual e lastimável de seu povo. Os reis que o antecederam, fizeram apenas o que lhes era conveniente. Ezequias fez literalmente a faxina no reino. Sabe qual foi o seu 1° ato? Juntar os sacerdotes na praça e exortá-los a uma postura compatível a responsabilidade que tinham.
"E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental,E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia".2 Crônicas 29:4-5
O negocio estava fedendo mesmo, estava feio a coisa! "Tirai do santuário a imundicia"!
אחרי הדברים, acharêy ha debhâriym, "depois destas Palavras"!
Mas não parou por ai, pois o termo empregado está no plural, "destas palavras", ele disse mais, fez mais, e temos que saber; por quê Senaquiribe se levantou contra Ezequias?
1. O que motivou Sanaqueribe levantar-se contra Judá?
Os Assírios. Salmaneser V e Sargon II conquistaram o Reino do Norte de Israel e levaram as 10 tribos cativas em 721 a.C. (II Reis, 14–15, 17–19). Mesmo Judá permanecendo ao Sul, este remanescente fora influenciado pelos costumes dos Assirios e dos povos das cidades conquistadas pelos reis antecessores a Senaquirebe, cutivando assim um culto pagão. Agora, Sanaquirebe, além do status de conquistador e perverso, conta com uma ajuda extra, os israelitas do Norte, os afastados da Toráh, que continuam em suas terras e servindo a outros deuses. Os nominais, os quase praticantes da Torá, aqueles tipo judeus, tipo crente!
O escritor das Cronicas está pasmado com o que está para redigir, pois, nenhum rei que tivesse antecedido Ezequias, até mesmo os que fizeram uma REFORMA, MAQUIAGEM, quase restauração, como foi o caso de Jeú, nenhum deles entendeu, que a guarda do SHABAT, era mais que um descanso, mas que solenidade, era o COMBATE A IDOLATRIA, praticada pelos povos, gentios, e que fora introduzida a Judá e Israel, após a divisão das tribos.
Leia, as palavras de Ezequias,veja o que Ezequias lembra ao povo:
“Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele”. 2 Crônicas 30:9.
Mas por quê o cativeiro?
"Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do SENHOR, teu Deus, que fizeres para ti." Deuteronômio 16:21.
Deut. 28.64. “E O Senhor te dispersará por todos os povos, de um extremo da terra ao outro, e aí servirás a outros deuses que nem tu nem teus pais conhecestes, feitos de madeira e pedra”.
“Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. O ano qüinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações,Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis Neste ano do jubileu tornareis cada um à sua possessão”. Levítico 25:8-13
“Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor”. Levítico 26:1-2
Observe que guardar o Shabat é o elo de ligação do povo com D’us, contra a idolatria.Este era um mandamento santo, esquecido pelos reis de Israel e Judá, no período dos Reis. O Shemitá foi estabelecido para que o povo aprendesse confiar em D’us. Mesmo sem plantar o Senhor proveria o necessário para o Seu povo.
Não estou resumindo a atitude de fidelidade de Ezequias apenas a guarda do shabat, mas há uma verdadeira TESHUVÁ.
Veja o que Ezequias lembra ao povo:
“Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele”. 2 Crônicas 30:9.
Qual foi o resultado de tamanha coragem e dedicação?
“E acabando tudo isto, todos os israelitas que ali se achavam saíram às cidades de Judá e quebraram as estátuas, cortaram os bosques, e derrubaram os altos e altares por toda Judá e Benjamim, como também em Efraim e Manassés, até que tudo destruíram; então tornaram todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles”. 2 Crônicas 31:1.
Ezequias lembrou-se da festa!
“E ajuntou-se em Jerusalém muito povo, para celebrar a festa dos pães ázimos, no segundo mês; uma congregação mui grande”. 2 Crônicas 30:13
"O que faz o povo escravo não é a mentira, mas a falta da VERDADE"!
Não obstante, Ezequias desperta o povo através de seu exemplo, o povo precisa de um incentivo, não apenas ouvirem a PALAVRA, mas verem sua pratica .
“Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do Senhor”. 2 Crônicas 31:3.
אחרי הדברים, acharêy ha debhâriym, "depois destas Palavras"!
Mais uma vez Ezequias demonstra seu amor e zelo pela Lei do Senhor, ao contrário de Salomão, ele usa seus bens para que durante muito anos o povo tenha como celebrar as FESTAS DO SENHOR. Se compararmos esta passagem, com o texto de Levítico 27, eu poderei afirma que Ezequias se prepara para o SHEMITÁ. Vejamos.
“Se também alguém santificar ao Senhor uma parte do campo da sua possessão, então a tua avaliação será segundo a sua semente: um ômer de semente de cevada será avaliado por cinqüenta siclos de prata, Se santificar o seu campo desde o ano do jubileu, conforme à tua avaliação ficará. Mas, se santificar o seu campo depois do ano do jubileu, então o sacerdote lhe contará o dinheiro conforme aos anos restantes até ao ano do jubileu, e isto se abaterá da tua avaliação”. Levítico 27:17-18.
Você já deve ter compreendido por que Sanaqueribe se levantou!
O onde se manifesta a VERDADE, se escorraça o mensageiro, onde se prega contra a mentira, o engano, a hipocrisia, matasse o pregador. Não existi Outdoor para quem exorta o Povo. Fala contra os governantes e políticos e fácil, fale contra aqueles que usam a palavra do Eterno para se enriquecerem as custa do povo.
Ezequias deu o que tinha,dou , ao invés de tirar do povo. Ele não fez campanha do traga o que puder. Ezequias mexeu no bolso, ABRIU O COFRE E DOU!
Agora podemos entender a SEGUNDA palavra do texto.
והאמת האלה, vehâ'emeth hâ'êlleh , "e desta VERDADE".
Observe que diferente do primeiro termo, que está no plural, este é empregado no singular, sabe por quê? VERDADE SÓ TEM UMA A PALAVRA DO ETERNO!
Tudo que Ezequias fez, foi baseado na palavra, e os seus atos não eram boatos, não foi "estória" de carochinha, foi a mais pura e grande VERDADE.
Senaqueribe, só se incomodou por que o povo houvera se voltado para os CAMINHOS DO ETERNO.
Para não deixar dúvidas o Escritor narra. “E toda a obra que começou no serviço da casa de De'us, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu D'us, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou”. 2 Crônicas 31:21.
O termo aqui é עָשָׂה וְהִצְלִיחַ׃
Assá Ve –Hitsliach.
A tradução mais correta, pela presença do verbo prosperar, deve ser. “E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar o seu Deus de todo coração o fez, e isso o fez prosperar.
O que traz a prosperidade não é campanha disso ou daquilo, e sim guarda e praticar a Palavra do Eterno.
Que o Eterno levante Ezequias hoje, pois os "Sanaqueribes" estão de pé.!
Comments